terça-feira, 17 de novembro de 2015

VERIFICAÇÃO OU AVALIAÇÃO: O QUE PRATICA A ESCOLA?

A síntese reflexiva do texto "Verificação ou Avaliação: o que pratica a escola?" do autor Luckesi, aborda como as escolas estão usando os métodos de avaliar, se realmente estão avaliando o verificando os educandos, na qual existe equívoco através das práticas da avaliação da aprendizagem. Também como a prática de aferição do aproveitamento escolar é ressaltada pelos professores através três condutas. E por fim, aborda que o uso da avaliação seja feito de uma forma que desenvolva o conhecimento do educando.


Como nós já sabemos que existe um equívoco presente em nosso meio escolar entra classificar e avaliar. O autor do texto LUCKESI, ele encontra maneiras para explicar bem esse equívoco através de práticas da avaliação da aprendizagem no desenvolvimento dos educandos. Onde a avaliação da aprendizagem escolar vai adquirir seu sentido na medida que se articula com um projeto pedagógico e o projeto de ensino.
No projeto pedagógico vai ser definido uma identidade a escola e indicar caminhos para ensinar com qualidade, na qual a comunidade escolar vai se reunir para propor propostas de ação concreta e executar, para ajudar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Já no projeto de ensino, o professor ele é o principal elemento do processo de ensino e aprendizagem, pois é ele que vai determinar o que pode ser ensinado e pesquisado com a intenção de promover aos alunos a aprendizagem. E é nesse processo que o docente vai ter a possibilidade de monitorar e avaliar seu trabalho, para saber se está sendo adquirido de forma correta pelos alunos, caso não aconteça, ele deve encontrar outras maneiras que facilite esse processo de aquisição do conhecimento.
Então, no decorrer do texto o autor aborda a prática de aferição do aproveitamento escolar, utilizando apenas os conceitos de verificação e avaliação, na prática escolar com a qual convivemos, e procurar uma configuração referente aos resultados da aprendizagem dos alunos para saber se os professores utilizam a verificação ou avaliação.

Fenomenologia da aferição dos resultados da aprendizagem escolar

         Nesta prática de aferição do aproveitamento escolar, o autor ressalta que os professores utilizam três condutas, quais são: medida do aproveitamento escolar; transformação da medida em nota ou conceito; utilização dos resultados identificados. E através de uma análise fenomenológica, vamos identificar a qual conceito (verificação ou avaliação) os professores utilizam através dos resultados da aprendizagem dos alunos.
         De acordo com o primeiro procedimento, que é a medida do aproveitamento escolar, o professor utiliza como padrão de medida o acerto de questão, onde a medida da aprendizagem do aluno corresponde a quantidade de respostas corretas, que ele obteve em um determinado conteúdo de aprendizagem, na qual o professor está trabalhando. Mas atualmente essa medida foi transformada em pontos, o que não modifica o caráter de medida, uma vez que o acerto adquiriu a forma de ponto.
          No segundo procedimento do professor em relação à aferição do aproveitamento escolar, tem sido a transformação da medida em nota ou conceito, essa transformação se expressa por meio da qualidade que se atribui à aprendizagem do educando, medida sob  uma relação de uma equivalência simples.
        No terceiro procedimento, o professor ele tem diversas atitudes comportamentais diante do resultado obtido pelos alunos, onde simplesmente o docente pode registrar a nota do aluno na caderneta; ou ele pode oferecer outra oportunidade para o educando melhorar sua nota ou conceito; ou também pode atentar nas dificuldades dos alunos e procurar trabalhar de outra forma para que eles possam aprender o conteúdo.
       Mas nos dias atuais, o que vimos nas escolas, é que alguns professores só utilizam a primeira e talvez a segunda, e raramente a terceira opção, pois a aferição da aprendizagem escolar, é utilizada só para classificar os alunos em aprovados ou reprovados, não se preocupa se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.

A escola opera com verificação e não com avaliação da aprendizagem

           De acordo com as escolas brasileiras, percebo até mesmo na minha vida escolar, que as escolas operam com a verificação e não com a avaliação da aprendizagem. Este fato fica mais claro ao observamos que os resultados da aprendizagem dos alunos, tem como objetivo de classificação do educando, em aprovado ou reprovado. Como já foi dito no tópico anterior, é muito raro encontrar professor que foge desse padrão de verificação, e que faça a aferição da aprendizagem pelo ato de avaliação.
         Porém esses raros professores, eles se preocupam com a efetiva aprendizagem, que é o centro de todas as atividades do educador. Na qual, a avaliação, por sua vez, consiste em analisar o processo progressivo e formativo da aprendizagem do aluno, tendo como objetivo perceber tudo aquilo que o aluno aprendeu ou deixou de aprender, dano oportunidades para que eles possam ter autonomia para construir ou buscar o próprio conhecimento, jamais podendo implicar em um simples processo classificatório de aprovação ou reprovação, mas sim um processo de busca de resultados.

Encaminhamentos

Pelo fato que vimos que a aferição da aprendizagem escolar era feita através de uma prática escolar de verificação, o autor propôs alguns encaminhamentos para que possa mudar essa percepção e melhorar a forma de condução do ensino escolar. Diante do uso da avaliação, o autor propõe que o uso da avalição seja feito de uma forma que desenvolva o conhecimento do educando, saindo de um aspecto classificatório, e entrando num aspecto direcionado na aprendizagem e seu consequente desenvolvimento.
Na perspectiva do padrão mínimo de conduta, para que essa avaliação seja utilizada de forma correta no contexto escolar, seria interessante o docente estabelecer um nível de conhecimentos, habilidades e hábitos que os alunos devem adquirir. Nesse caso, fugiria do método que nós utilizamos no momento, que é de atribuir uma média mínima de notas aos alunos, para um mecanismo no qual o professor iria detectar os níveis de compreensão de cada aluno, de acordo com um determinado assunto estudado, para verificar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
Estar interessado em que o educando aprenda e se desenvolva, é uma prática da avalição da aprendizagem que o docente tem que ter interesse que o educando aprenda, nesse encaminhamento o importante é que o docente sempre tem que está renovando sua metodologia, no caso que os alunos não estejam compreendendo o assunto. Mas existem fatores que interfere nesse processo, que é o baixo investimento, tanto financeiro como pedagógico.
Para que a avalição se torne um instrumento auxiliar na prática educativa e na avaliação, é importante que eles tenham um determinado rigor científico e metodológico, pois eles sendo bem elaborados ajuda muito no desenvolvimento de educando, portanto sem esse rigor a avaliação não terá seu papel significativo no processo de aprendizagem do aluno.

Referência

LUCKESI, Cipriano Carlos. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola? In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 45-60.        

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