quarta-feira, 18 de novembro de 2015

QUESTIONÁRIO DO ESTUDO DO TEXTO: SITUANDO O PORTFÓLIO

Estudo do Texto: Situando o portfólio

QUESTÕES
  1. O que é portfólio?
  2. Outras formas de denominar o portfólio?
  3. De onde se originou o uso do portfólio em educação?
  4. Diferença entre portfólio de arquivo de trabalhos?
  5. Alguns objetivos comuns quanto ao uso do portfólio.
  6. Cite os cinco elementos que o trabalho como portfólio oferece.
  7. Quais os princípios norteadores para o trabalho com o portfólio? Explique cada um deles.
  8. Segundo a autora Klenowski, o trabalho com o portfólio se baseia em seis princípios. Quais são?
  9. O trabalho com o portfólio pode ser feito por um professor ou somente por vários?
  10. Como ajudar os alunos avaliar o seu próprio trabalho com o portfólio?
  11. Quais os componentes de um portfólio?
  12. O professor deve inserir itens no portfólio do aluno?
  13. Quais alguns descritores de avaliação de portfólio em cursos superiores?
  14. Quais algumas dificuldades citadas pela autora na construção de portfólios nos cursos superiores?
  15. Trabalhar com o portfólio significa assumir riscos. Quais riscos a autora menciona no texto estudado?
RESPOSTAS
  1. É uma criação única porque o aluno seleciona as evidências de aprendizagem e inclui reflexões sobre o processo desenvolvido.
  2. O portfólio é um dos procedimentos de avalição condizentes com a avaliação formativa. Segundo Ferreira “é uma pasta de cartão usada para guardar papéis, desenhos, estampas etc.” Já Houaiss e Villar diz que é um conjunto ou coleção daquilo que está ou pode ser guardado num porta-fólio, ou um conjunto de trabalhos artístico.
  3. O portfólio é uma pasta grande e fina em que os artistas e os fotógrafos iniciantes colocam amostras de suas produções, as quais apresentam a qualidade e a abrangência do seu trabalho, de modo a ser apreciado por especialistas e professores.
  4. Um arquivo é um portofólio não são a mesma. Um arquivo é simplesmente uma coleção de trabalhos dos alunos. Já o portfólio é uma seleção refinada de trabalhos do aluno.
  5. Procuram motivar os alunos menos capazes ao fornecer-lhes “algo para mostrar por seus esforços”; fornecem aos alunos oportunidades de declarar sua identidade, documentar e mostrar coisas que são importantes para eles; oferecem os alunos oportunidades de refletir sobre suas experiências e seus êxitos dentro e fora da escola; estimulam e apresentam alguma forma de reconhecimento dos resultados e êxitos.
  6. 1- Beneficia qualquer tipo de aluno; 2-Os alunos declaram sua identidade; 3- As atividades escolares levam em conta as experiências vividas pelo aluno fora da escola; 4- O aluno percebe que o trabalho escolar lhe pertence; 5- Motiva o aluno buscar formas diferentes de aprender.
  7. O primeiro deles, é o da sua construção pelo próprio aluno, possibilitando-lhe fazer escolhas e tomar decisões. A construção do portfólio é feita por meio da reflexão, onde o aluno decide o que incluir, como incluir e, ao mesmo tempo, analisa suas produções, tendo a chance de refazê-las sempre que quiser e for necessário. Os princípios da construção e da reflexão favorecem o desenvolvimento da criatividade, outro princípio que se acrescenta. O aluno escolhe a maneira de organizar o portfólio e busca formas diferentes de aprender. Os princípios da construção, da reflexão e da criatividade abrem caminho para a auto-avaliação, outro princípio, é então um componente importante. A construção, a reflexão e a criatividade conduzem-no a desenvolver a capacidade de avaliar seu desempenho com o objetivo de avançar sempre, onde a capacidade de auto-avaliação está presente em várias situações de nossa vida, devendo ser desenvolvida na escola desde cedo, de maneira adequada. A parceria passa a ser o princípio norteador das atividades, na qual é a competência a ser desenvolvida na escola. Fala-se parceria aluno-professor, aluno-aluno e professor-professor. A vivência desse processo desenvolve a autonomia do aluno diante do trabalho, outro princípio norteador do uso do portfólio. A criança percebe que pode trabalhar de forma independente e que não precisa ficar sempre aguardando orientação do professor.
  8. 1 - Promove nova perspectiva de aprendizagem; 2 - é um processo; 3 - incorpora análise do desenvolvimento da aprendizagem; 4 - requer auto-avaliação; 5 - encoraja a seleção e a reflexão do aluno sobre o seu trabalho; 6 - considera os professores como facilitadores da aprendizagem.
  9. Pode ser feito por um, mas o ideal seria ter a participação de outros professores. Onde os resultados que vão recebendo podem contagiar o grupo gradativamente, incentivando eles continuar com o trabalho.
  10. Por meio da auto-avaliação, onde os alunos vão identificar e registrar os critérios de avaliação, que eles terem a ajuda professor para construir esse processo desde cedo.
  11. Os componentes são as melhores produções do aluno, por ele próprio selecionadas, com base nos adjetivos de aprendizagem e nos critérios de avaliação formulados com sua participação.
  12. Fica na decisão do aluno, essa inserção é questionável, portanto ela poderia fazer com que o aluno sentisse que aquele trabalho não lhe pertence inteiramente, caso seja, deve vir com o adendo do professor, de forma visível.
  13. 1-  cumpre os propósitos gerais; 2- cumpre o propósito específico; 3- apresenta análise do material incluído; 4- apresenta síntese conclusiva; 5- foi construído ao longo do semestre; 6- contém proposta/formulações/recomendações para enfrentamento das dificuldades relacionadas ao desenvolvimento da avaliação; 7- apresenta textos escritos com correção; 8- inclui reflexões sobre o processo de aprendizagem e de avaliação; 9- apresenta organização que facilita a sua compreensão; 10- apresenta avaliação final do trabalho.
  14. Sobrecarga; o formato do portfólio coletânea de textos e relatos, sem reflexão; Falta de hábito dos alunos de escrever, de analisar o que produzem e de escolher suas melhores produções; falta de tempo e etc.
  15. Reduzir-se a uma pasta em que se arquivam textos e se fazem registros das aulas; ser atendido com um simples instrumento e não um procedimento de avaliação e o de professores e alunos oferecerem resistência inicial por entenderem que terão muito mais trabalho do que antes.
REFERÊNCIA

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.


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