quarta-feira, 18 de novembro de 2015

QUESTIONÁRIO DO ESTUDO DO TEXTO: SITUANDO AVALIAÇÃO

    Estudo do Texto: Situando avaliação
   
    QUESTÕES
  1. Relacione a avaliação e o nosso cotidiano.
  2. Relacione a avaliação na escola.
  3. O que é avaliação formal? Cite exemplos.
  4. O que é avaliação informal? Cite exemplos.
  5. Benefícios da avaliação informal.
  6. Prejuízos que a avaliação informal pode causar.
  7. Para que serve â avaliação?
  8. Avalia-se o que?
  9. Características da avaliação formativa.
  10. Quais os dois paradigmas apresentados pela autora no texto sobre avaliação?
  11. O que a autora menciona sobre a prova?
  12. O que é necessário para que os professores modifiquem suas práticas?
  13. Qual a importância do feedback?
    RESPOSTAS
  1. O ato de avaliar acontece a todo momento e em várias atividades da nossa vida, onde praticamos a avaliação quando estamos em uma fila de banco, fazendo comentário no programa de TV e etc, na qual estamos fazendo apreciações sobre o que vemos, o que fazemos, o que ouvimos, o que nos interessa e o que nos desagrada.
  2. Na escola existe várias formas que são empregadas na avaliação, onde que nela a avaliação é intencional e sistemática e os julgamentos que ali são feitos têm muitas consequências, algumas positivas e outras negativas. A avaliação mais conhecida é a que é feito por meio de provas, exercícios e atividades quase sempre escritas, com produção de textos, relatórios, pesquisas e etc.
  3. É o Tipo de avaliação que costuma receber nota, conceito ou menção; na qual é usada técnicas e procedimentos, como por exemplo, provas escritas ou orais, tarefas de casas, trabalho de pesquisa, onde os alunos sabe que está sendo avaliado e os resultados podem ser examinados objetivamente por ele.
  4. É aquela que se dá pela interação de alunos com os professores, com os demais profissionais que atuam na escola e até mesmo com os próprios alunos, em todo os momentos e espaços do trabalho escolar. Com por exemplo, é nesse momento da prática avaliativa que o professor tem a oportunidade de acompanhar e conhecer o que o aluno já aprendeu e o que ainda não aprendeu e também é nesse tipo de avalição que os alunos não sabem que estão sendo avaliados.
  5. Dá ao aluno a orientação de que ele necessita, o exato momento dessa necessidade; manifesta paciência, respeito e carinho ao atender as suas dúvidas; demostra interesse pela aprendizagem de cada um; elogia o alcance dos objetivos da aprendizagem; não comenta em voz alta suas dificuldades ou fraquezas; não faz comparações; não usa gestos nem olhares de desagrado em relação à aprendizagem; não usa rótulos nem apelidos que humilhem ou desprezem os alunos etc.
  6. Não aproveitamento das suas apreciações e considerações, porque existe o entendimento de que a avaliação serve para atribuir nota e para aprovar e reprovar os alunos; costuma extrapolar a sala de aula;
  7. A avaliação existe para que se conheça o que o aluno já aprendeu e o que ele ainda não aprendeu, para que se providenciem os meios para que ele aprenda o necessário para a continuidade dos estudos, ou seja, a avaliação é vista como uma grande aliada do aluno e do professor.
  8. Avalia a aprendizagem do aluno; avalia como foi desenvolvido o trabalho pedagógico de toda a escola e da sala de aula; as atividades organizadas pela escola, com conselhos de classe, reuniões do pais e etc; a atuação do professor e dos demais profissionais da educação que trabalham na escola.
  9. É conduzida pelo professor (esta é a principal); destina-se a promover a aprendizagem; leva em conta o processo individual; capacidades e ideias; os alunos exercem o papel central, devendo atuar ativamente em sua própria aprendizagem.
  10. Paradigma Tradicional da avaliação (voltada apenas para aprovação e reprovação); Paradigma que busca a avaliação mediadora, emancipatória, dialógica, integradora, democrática, participativa, cidadã e etc.
  11. A autora diz que a prova é um instrumento que pode ser útil quando seus resultados são associados aos de outros procedimentos.
  12. É necessário que todos os profissionais da educação que atuam na escola também tenham oportunidade de se desenvolverem e se atualizarem.
  13. A importância do feedback é que o professor lhe aponta o que fazer para avançar, onde os professores têm que dá o retorno aos alunos no que eles fizeram em sala de aula.
REFERÊNCIA

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.

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