terça-feira, 17 de novembro de 2015

CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR SEGUNDO À LÓGICA DA AVALIAÇÃO

Abaixo encontra-se um quadro comparativo entre as características do professor segundo à lógica da avaliação classificatória e à serviço da aprendizagem. 

Características do professor segundo à lógica da avaliação
Classificatória
À serviço da aprendizagem
Não proporciona espaços significativos para um diálogo profundo;
Existe uma relação subjetiva entre o professor e os alunos;
A avaliação do aluno se refere ao rendimento como resultado verificável;
A avaliação é contínua;
Não rever sua metodologia de ensino;
Rever a metodologia de ensino, quando o aluno não aprender;
O professor precisa tornar o outro objeto sujeito da relação, interrompendo as relações intersubjetivas;
O sujeito é visto como ativo no processo;;
O professor pretende medir o conhecimento do aluno para classifica-lo;
O docente traz desafios para a sala de aula, para que os alunos façam a discussão.
O docente tem o controle e poder em sala de aula;
O docente preocupa-se com aprendizagem;
A avaliação somente quantitativa;
A avaliação é qualitativa e quantitativa;
O único lugar de aprender é na escola;
Aprender na dinâmica e a intensidade da relação aprendizagem-ensino;
O modelo hierárquico;
O professor se reavalia;
Configura-se as ideias de mérito, punição, julgamento e recompensa.
Não recorre a punição no caso do aluno erre, é se deixa rever no que foi feito;


Nenhum comentário:

Postar um comentário